Como eu Faço

O PSF-LAPA

O Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá foi criado em 1997 em consonância com as novas bases da educação médica. O campus está localizado na Lapa, região do centro do município do Rio de Janeiro. Em 2001, também com a finalidade de apoiar a implantação da Estratégia no município do Rio de Janeiro, adotou como eixo principal e integrador do currículo as premissas da Saúde da Família nos moldes propostos pelo Ministério da Saúde. Para tanto, inaugurou uma unidade de Saúde da Família dentro do próprio campus universitário em convênio com a SMSDC/RJ: o PSF-LAPA


 
Em funcionamento desde 2001, a área de abrangência da Unidade Saúde da Família-Lapa foi delimitada seguindo as orientações da Área Programática 1 e da Direção da IIª Região Administrativa do município do Rio de Janeiro.



 A equipe de trabalho contratada pela Instituição de Ensino tem a responsabilidade de garantir o funcionamento da unidade nos moldes definidos pelo Ministério da Saúde, inclusive alimentando o sistema de informação com os dados da produção do serviço.

  
Além disso, essa equipe é responsável pela organização, acompanhamento e supervisão dos alunos inseridos em atividades de promoção à saúde, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação dos indivíduos e famílias residentes na área de abrangência.



Inicialmente composta apenas por alunos do curso de medicina, a Unidade Saúde da Família-Lapa conta hoje com um enorme quantitativo de alunos de diversas áreas da saúde que realizam orientações individuais, visitas domiciliares, ações coletivas, reuniões comunitárias, educação em saúde e atividades de pesquisa. 




Atender nossa clientela de maneira humanizada, ampliar a capacidade de escuta no encontro com o outro, fortalecer o vínculo do usuário com o serviço e estimular uma compreensão ampliada sobre o processo saúde-doença são as metas de cada membro dessa equipe com seus alunos.

 A participação do PSF-Lapa no processo de formação dos estudantes de diversas áreas da saúde da Universidade Estácio de Sá propicia ao aluno a vivência em uma unidade que vincula atividades de ensino e de serviço. Tem como objetivos viabilizar ao estudante treinar diversas habilidades: de comunicação, de formação de vinculo, de abordagem da dinâmica individual e familiar, de trabalho em equipe, de investigação clínica e de ações coletivas, para o adequado desempenho do futuro profissional de saúde.


A metodologia de ensino-aprendizagem, adotada para os alunos de todas as áreas da saúde, visa a participação efetiva do aluno nas diversas atividades necessárias ao adequado funcionamento de uma unidade Saúde da Família.
É claro que encontramos resistências e essas não são poucas. A priorização do ambiente hospitalar, do aprendizado dos aspectos técnico-científicos, a desvalorização da visita domiciliar e principalmente das ações de vigilância em saúde são questões frequentemente apontadas por alguns alunos.
Por outro lado, o aluno reforça a importância do aprender fazendo, da atuação em ambientes de prática profissional e da importância de vivenciar outros cenários além dos hospitalares.


 Por fim, nesse processo em constante construção, com enfretamento de muitos desafios, percebemos, aos poucos, um avanço no rompimento com a dimensão do biológico na prática do cuidado. E, ao mesmo tempo, vislumbramos em alguns gestos de nossos alunos a opção pela integralidade, pela interdisciplinaridade, efetivando uma melhor relação entre usuário e profissional no atendimento às necessidades de saúde.
De alguma forma, nos sentimos contribuindo para as atuais reflexões sobre a formação de recursos humanos para a saúde em consonância com as atuais orientações do Ministério da Saúde e da Educação, e participando, mesmo que modestamente, para a melhoria da qualidade de vida da população em nosso país.

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